CIVAP
PROJETO
 
PROBEN/RCC

PROBEN/RCC

A destinação dos resíduos da construção civil, é um grande problema na maioria dos municípios brasileiros, tendo em vista a dificuldade de segregação deste material depositados em caçambas, e também da destinação adequadas nos chamados bota-foras ou aterro de inertes, pelo grande volume que ocupam.

Diante deste problema ambiental que os municípios encontram, e anexando-se um outro problema da área de obras e infraestrutura, que é a manutenção de estradas rurais, buscou-se uma solução consorciada, e o CIVAP foi pioneiro nesta solução.

Por meio de uma solicitação ao Fundo Estadual Contra a Poluição – Fecop, da Secretaria do Estado de São Paulo de Meio Ambiente – SMA, o Civap adquiriu verba para aquisição de equipamento britador móvel com a finalidade de beneficiar os resíduos da construção civil.

O objetivo do projeto, é executar em cada um dos municípios participantes do projeto, a britagem deste resíduo de construção civil, de maneira que se apresente em uma granulometria de 15 à 55 milímetros, para ser aplicado na manutenção das estradas rurais. Seu benefício em relação à aplicação direta dos resíduos da construção civil nas estradas rurais, é o pó de concreto e cimento gerado no beneficiamento, que auxiliam na compactação do solo e mantém o agregado por tempo maior na estrada rural, e os resíduos de menor granulometria são de compactação facilidade quando comparados aos resíduos da construção civil em tamanho natural.

O projeto funciona em cada um dos municípios participantes, onde cada área utilizada para armazenar temporariamente o resíduo e ser instalada a rampa de acesso e a base de concreto onde o equipamento é colocado, tem um parecer técnico emitido pela Cetesb e o equipamento possui licença ambiental de operação.