Programa de Castração de Cães e Gatos

Programa de Castração de Cães e Gatos

Civap implantou o Programa Regional de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos para facilitar a atuação dos municípios consorciados. O Programa foi discutido no âmbito da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Civap, com a apresentação do modelo de sucesso adotado pelo Município de Santa Cruz do Rio Pardo, e foi acordado, diante da aprovação de todos os presentes, o modelo deste Município para toda a região de abrangência do Consórcio.
São objetivos do Programa:
1. identificação e registro da população de cães e gatos;
2. promoção de esterilização cirúrgica;
3. incentivo à adoção de cães e gatos abandonados;
4. realização de campanhas de conscientização pública sobre a relevância do controle da população de cães e gatos e de sua vacinação periódica.
A interação entre seres humanos e animais exige a adoção de medidas especiais para que sejam mantidos os equilíbrios biológico, social e ambiental entre as diversas espécies. Os animais de estimação, em especial os cães e gatos, representam a mais significativa e impactante parcela de espécimes introduzidos no âmbito das relações humanas, sendo grande o contingente de novos agregados no cotidiano dos grupos comunitários.
O desafio na área de manejo e controle da população de cães e gatos é a implantação de programas com foco na promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), associadas ao bem-estar animal e à preservação do meio ambiente, repercutindo, dessa forma, na qualidade de vida da população em geral.
Princípios Éticos:
• o respeito à vida;
• a compreensão das relações ambientais e;
• a prevenção de doenças, por meio do manejo e posse responsável de cães e gatos, orientados e amparados por disposições legais.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00