Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil

Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil

Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil

Sendo uma das ações realizadas na Gestão de Resíduos Sólidos do Consórcio, este programa atende uma grande demanda das prefeituras consorciadas, oferece solução compartilhada para a destinação adequada de resíduos oriundos da construção civil, um problema ambiental que afeta a maioria dos municípios brasileiros. A destinação correta destes resíduos, tendo em vista a dificuldade de segregação dos materiais depositados em caçambas, e também da destinação adequada nos chamados bota-foras ou aterro de inertes, pois consiste em grande volume, necessitando de um espaço, é de extrema importância, pois além de evitar o descarte irregular, também gera um novo produto para uso na manutenção de estradas rurais, gerando uma economia para os municípios.

Implantação do Programa:
Por meio de um convênio com o Fundo Estadual Contra a Poluição - Fecop, vinculado à Secretaria do Estado de São Paulo de Meio Ambiente - SMA, o Civap adquiriu os equipamentos necessários para realização dos serviços de beneficiamento de resíduos da construção civil, composto por: um britador móvel, um caminhão e um gerador de energia, para uso compartilhado entre os municípios do Consórcio, sendo pioneiro nesta modalidade.


Objetivo do programa:
O objetivo do Proben-RCC, é executar em cada um dos municípios participantes, a britagem do resíduo de construção civil, de maneira que se transforme em uma granulometria de 15 a 55 milímetros. O material resultado da britagem, pó de concreto e cimento gerado no beneficiamento, é usado na manutenção das estradas rurais, gerando um grande benefício, pois facilitam a compactação do solo e consiste em um material de maior duração, em relação aos resíduos sem a britagem.
O projeto funciona em cada um dos municípios participantes, onde cada área utilizada para armazenar temporariamente o resíduo e ser instalada a rampa de acesso e a base de concreto onde o equipamento é colocado, tem um parecer técnico emitido pela Cetesb e o equipamento possui licença ambiental de operação.
A grande vantagem desta Usina é a separação de metais, durante a britagem, o que é feito por um imã acoplado no equipamento, evitando assim que o material para uso em estradas rurais não seja prejudicado pela presença de metais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00