Municípios do CIVAP se destacam no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil 04/11/2024

Municípios do CIVAP se destacam no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil

Na última sexta-feira, 01, o Instituto Cidades Sustentáveis divulgou o ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), um estudo baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que avalia o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros no cumprimento da Agenda 2030. A agenda reúne 17 objetivos e 169 metas voltadas para áreas cruciais como educação, saúde, meio ambiente, igualdade de gênero, trabalho digno e crescimento econômico, com a finalidade de promover desenvolvimento sustentável em todas as cidades do mundo até o final da próxima década.

O estudo classifica os municípios em cinco faixas de desempenho, com notas que vão de “muito alto” (80 a 100), “alto” (60 a 79,99), “médio” (50 a 59,99), “baixo” (40 a 49,99) e “muito baixo” (0 a 39,99). Entre todos os municípios do Brasil, apenas 1,6% conquistou a classificação de Alto Desempenho.

O destaque vai para os municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP:

Alfredo Marcondes/SP é classificado como o município mais sustentável do Brasil, liderando o ranking geral com uma nota de 66,76, seguido por Cruzália/SP, que ocupa a 4ª posição com uma nota de 64,70. Outros municípios do consórcio que também obtiveram notas na faixa de alto desempenho foram: Fernão/SP, Paulistânia/SP, Lucianópolis/SP, Piratininga/SP, Narandiba/SP, Nantes/SP, Cabrália Paulista/SP, Sagres/SP e Manduri/SP. Os demais municípios do CIVAP receberam a classificação de Desenvolvimento Médio, com exceção de apenas um município que foi classificado na categoria de Desenvolvimento Baixo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU em 2015, têm como propósito não apenas reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também promover práticas que respeitem o meio ambiente, criando comunidades resilientes e sustentáveis. Nesse contexto, a classificação de alto desempenho dos municípios do Consórcio demonstra o comprometimento mútuo com as políticas públicas que promovem a sustentabilidade.

O CIVAP parabeniza os municípios pela conquista, que reflete os esforços em busca de um desenvolvimento mais equilibrado e responsável, em sintonia com os compromissos da Agenda 2030. Essas conquistas ressaltam a importância de continuar investindo em ações sustentáveis, visando tornar nossas cidades cada vez mais inclusivas, seguras, resilientes e ambientalmente responsáveis.


Para acessar o índice completo, basta acessar o site: www.idsc.cidadessustentaveis.org.br/

__________
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00