CIVAP recebe delegação da AMNAP para exploração de projetos inovadores de sustentabilidade 22/01/2024

CIVAP recebe delegação da AMNAP para exploração de projetos inovadores de sustentabilidade

Na última quinta-feira, 18, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP recebeu os representantes da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP). A visita teve como objetivo conhecer os projetos regionais desenvolvidos pelo Consórcio.

Sediada em Adamantina/SP, a AMNAP é uma entidade com Personalidade Jurídica de Direito Privado, composta por três microrregiões: Tupã, Adamantina e Dracena. Tem como objetivo promover o fortalecimento da autonomia dos municípios que contemplam a Nova Alta Paulista, por meio do desenvolvimento e implantação de projetos que propõem melhorias em diversos âmbitos.  

Conduzido pelo Gerente de Projetos do CIVAP - Vandeir Figueiredo, a visita contou com a participação da Secretária Executiva da AMNAP - Cláudia Azevedo dos Santos, da representante dos gestores ambientais da região da Alta Paulista - Silvana Aparecida Maciel e dos Engenheiros Ambientais - Renan Pereira Zambianqui e Luiz Fernando Dall’Acqua Rosa, que puderam conhecer os programas do CIVAP e projetos regionais em andamento.

Um dos destaques foi a visita à Catador Eletrônico, localizada em Assis/SP. A empresa desempenha um papel fundamental no recolhimento e destinação ambientalmente responsável de resíduos eletrônicos. A empresa gerencia hoje, o que já foi um projeto do CIVAP, o Eco Vale Verde. Os representantes da associação também conheceram algumas inovações apresentadas por meio do CIVAP, como o impermeabilizante de estradas rurais, que pode contribuir para o aumento da durabilidade das vias e reduzir impactos ambientais.

Em seguida, foram até o município de Ourinhos/SP, onde puderam conhecer o PROBEN-RCC - Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil do CIVAP. Ourinhos recebe pela primeira vez o programa, que leva a usina móvel e operador para o beneficiamento do resíduo do município.

Finalizando a visita, os representantes da AMNAP conheceram a área em que está sendo instalada a Central de Tratamento e Geração de Energia com Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), em Palmital/SP. Na oportunidade, o representante da empresa responsável pelo projeto (BAL CIVAP) - Leandro Henrique Martins Dias, apresentou o projeto, que é pioneiro no Brasil e utilizará o processo de gaseificação por leito fluidizado para gerar energia a partir do RSU dos municípios do CIVAP.

A visita possibilitou a troca de experiência e fortaleceu o compromisso coletivo com a sustentabilidade do Vale do Paranapanema e do Centro-Oeste.

O CIVAP agradece a visita da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista e reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional, acreditando que a cooperação pode impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis para a nossa região.

___________
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00