CIVAP INTEGRA NOVOS MUNICÍPIOS: ORIENTE, QUEIROZ, BOREBI E QUINTANA 31/03/2021

CIVAP INTEGRA NOVOS MUNICÍPIOS: ORIENTE, QUEIROZ, BOREBI E QUINTANA

Em meio a pandemia Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema mostra sua força ao reunir 41 Municípios.

 Diante da pandemia instalado no Brasil e no mundo, os Municípios vivenciam novos desafios na gestão municipal. Devidos as adversidades e em busca de soluções regionais novos municípios aderiram ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - Civap. Neste mês foram oficializados o ingresso de Oriente, Queiroz, Borebi e Quintana.

Além dos limites geográficos do Vale do Paranapanema, o CIVAP reafirma sua força e mostra sua importância mesmo em meio a pandemia, reunindo a partir de agora 41 Municípios.

 O crescente número de Municípios Consorciados se deve, principalmente, a necessidade de soluções inovadoras e criativas no gerenciamento das gestões públicas, que vivenciam uma queda nos repasses públicos em contrapartida ao aumento de gastos com o oferecimento de serviços municipais à população, além da crise instalada pela pandemia.

A adesão ao Consórcio promove ao Município participação em diversos projetos, que entre outros geram uma grande economia financeira com serviços municipais, a exemplo o Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil – PROBEN-RCC do Civap, que oferece aos Município a solução para a destinação adequada de resíduos da construção civil, com uma usina móvel de trituração; outro projeto que também traz soluções na área ambiental é o ecoponto de recebimento de pilhas, baterias e eletroeletrônicos, denominado Eco.ValeVerde com sede em Assis. Outra ação que tem beneficiado as gestões públicas no Civap são as licitações consorciadas, uma modalidade permitida por Lei e que prevê a compra de bens, serviços e equipamentos, com melhores condições, com economia, transparência e segurança.

 O Civap também atua na área da saúde, onde é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Regional Assis. Também na área da saúde, recentemente o Consórcio protocolou um termo de interesse para aquisição de 1 milhão de doses de vacinas nos laboratórios Butantã, Fiocruz e União Química.

O Consórcio atua também por meio das Câmaras Técnicas nas áreas da Educação, Meio Ambiente e Turismo, as quais são formadas por gestores municipais das respectivas áreas, que com apoio de Ongs, instituições do terceiro setor, universidades e empresas, atuam ativamente, promovendo agendas anuais de reuniões, ações e eventos.

O Consórcio tem uma equipe administrativa e é dirigido pelo Conselho de Prefeitos dos Municípios Consorciados, que tem uma Diretoria Executiva eleita anualmente. O atual presidente é Luis Gustavo Evangelista, prefeito de Echaporã.

Compõem o Civap os municípios de: Assis, Agudos, Bastos, Borá, Borebi, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Duartina, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Florínea, Gália, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lupércio, Lutécia, Manduri, Maracaí, Nantes, Narandiba, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Paulistânia, Pedrinhas Paulista, Pirapozinho, Platina, Quatá, Queiroz, Quintana, Rancharia, Sandovalina, Santa Cruz do Rio Pardo, Taciba e Tarumã.

Para saber mais sobre os projetos e a trajetória deste Consórcio acesse www.civap.com.br.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00