CETESB emite Licença Prévia para instalação da 1ª usina de geração de energia limpa com “lixo” urbano

CETESB emite Licença Prévia para instalação da 1ª usina de geração de energia limpa com “lixo” urbano

Na tarde deste domingo (29), os gestores da BAL CIVAP SPE, empresa que irá gerenciar o projeto de recuperação energética por meio do RSU de 15 municípios do CIVAP, recebeu em mãos a Licença Ambiental Prévia emitida para a instalação da Central de Tratamento e Geração de Energia “Eng. Roberto Infiesta”, que será instalada no município de Palmital/SP.

A licença é a primeira do Estado de São Paulo com a finalidade de gaseificação de resíduos sólidos urbanos, representando grande avanço para a matriz energética, possibilidade de destinação final de resíduos sólidos, e redução de emissão de gases de efeito estufa e mudanças climáticas.

“Estamos muito felizes com a notícia. Já são mais de 15 anos trabalhando neste projeto, adequando cada detalhe e buscando a melhor tecnologia. Hoje, demos um passo crucial para o andamento do projeto” disse Oscar Gozzi - Prefeito de Tarumã e membro da atual diretoria do CIVAP.

O projeto dará destino a 300 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), inicialmente dos 15 municípios consorciados participantes.

O processo utiliza a tecnologia de gaseificação, que não queima os resíduos, mas os converterá em gás de síntese por meio da quebra de suas cadeias carbônicas, um processo químico capaz de gerar energia elétrica limpa e sustentável. Além disso, a Central é uma opção de destinação final e rápida dos resíduos, já que em aterros demoram anos para se decompor, tem um custo maior para destinação e ocupam grandes áreas.

A Licença Prévia desencadeia a emissão de outras licenças, como a Licença de Instalação (LI), que agora será analisada pela CETESB e, quando emitida, o CIVAP poderá comemorar oficialmente o início das obras da Unidade de Recuperação Energética.

“Esta é uma das conquistas mais relevantes da história do CIVAP, com a certeza que esta também se tornará um case de sucesso para todo o Brasil”, complementou Marcelo Pecchio - Presidente do CIVAP e Prefeito de Quatá.

Este projeto inovador iniciado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP teve início na busca pela solução ideal e definitiva para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos de seus municípios consorciados. Com isso, realizou uma concessão em formato de Parceria Público-Privada (PPP) para a destinação de RSU e aproveitamento energético do resíduo de forma totalmente sustentável.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui: 

https://www.civap.com.br/artigos/projeto-de-recuperacao-energetica

_____________
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00