Câmara Técnica de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Civap

Câmara Técnica de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Civap

É um colegiado formado pelos gestores ambientais de todos os municípios consorciados ao Civap e mais um técnico, por sua indicação. O grupo se reúne mensalmente para discutir e deliberar sobre os projetos ambientais implantados em âmbito regional, bem como para discutir novas demandas das secretarias municipais de meio ambiente.

Outra atuação da Câmara Técnica é a participação em formações e capacitações compartilhadas, o que gera uma grande economia para as prefeituras, além de promover a troca de experiências entre seus membros. Já foram ofertados cursos em diversas áreas como: arborização urbana, curso de corte e poda de árvores, cidades sustentáveis, “Reconhecimento, captura e encaminhamento de animais silvestres”, "Animais Peçonhentos: prevenção, identificação e tratamento", gerenciamento de resíduos sólidos, Capacitação do Programa: Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, do Ministério do Meio Ambiente, Curso preparatório da construção do Plano municipal da Mata Atlântica, Desafios para o Desenvolvimento Sustentável Regional, tira dúvidas para o Programa Município Verde Azul – PMVA.

O colegiado também organiza anualmente e realiza o Seminário Regional de Sustentabilidade Ambiental, com a participação de todos os municípios consorciados ao Civap, em parceria com a Promotoria Pública de Meio Ambiente – GAEMA – Médio Paranapanema, além de parceiros institucionais e da iniciativa privada. O evento é gratuito e acontece anualmente.

A Câmara Técnica tem importante atuação em estudos e elaboração de planos municipais, como por exemplo, Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS e Planos de Manejo da Fauna Silvestre.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00