Logo - CIVAP
Notícia
 

27/09/2017 - CIVAP E UNESP INICIAM CURSO DE EXTENSÃO PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO

O curso “Leitura e Produção de Textos” ocorre por meio do Convênio firmado entre Unesp e Civap.

Teve início no último dia 19, o curso de extensão promovido em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap e a Universidade Estadual Paulista – Unesp/Assis, direcionado aos supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos dos 27 Municípios Consorciados.

O curso, oferecido totalmente gratuito às Prefeituras e seus participantes, consiste na organização de um conjunto de atividades que permitam trabalhar gêneros discursivos diversos, a partir de uma linha temática, de forma a proporcionar aos participantes a oportunidade de ler e produzir os textos nas mais diferentes condições. A iniciativa também busca estimular no professor, por meio de ação multiplicadora dos gestores educacionais, o hábito de ler, escrever e defender pontos de vista. E também, propiciar relações mais íntimas com a linguagem, de modo a desenvolver um maior grau de consciência acerca de processos de compreensão e produção coerentes, nas modalidades oral e escrita do português.

A programação total do curso envolverá uma carga horária de 30 horas, divididas em 10 encontros semanais, que serão realizados em polos, localizados nas cidades de Assis, Ibirarema, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo e Tarumã. O curso é coordenado e ministrado pelo Doutor Marco Antônio Domingues Sant'Anna, docente e chefe do Departamento de Linguística da Unesp-Assis, pós-doutorado em Literatura pela Universidade de Bristol, Inglaterra. Os participantes do curso ainda receberão certificado pela STAEPE - Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unesp.

O projeto de capacitação, com adesão unânime dos Municípios do Civap e um total de 261 inscritos, teve início com uma Aula Inaugural no dia 19 deste mês, reunindo todos os inscritos no Salão de Atos da Unesp. A abertura contou com a presença da Dra. Cátia Inês Negrão Berlini de Andrade, vice - diretora da Unesp, representando a diretora Drª Andrea Lucia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi e do prefeito de Tarumã Oscar Gozzi, que na oportunidade representou o presidente do Civap Wagner Mathias, prefeito de João Ramalho.

A primeira aula foi dinâmica, com interação com a plateia, exibição e análise de vídeos, poesias e textos literários. 

O curso, de alto nível, irá capacitar as equipes pedagógicas das Secretarias e Educação, sendo que estas estão autorizadas a repassar todo o conteúdo aos professores de suas respectivas redes de ensino, atingindo 100% do corpo pedagógico dos Municípios do Civap. 

SME de Assis – Os profissionais da Secretaria Municipal de Assis, devido ao calendário da Secretaria, tiveram sua aula inaugural antecipada para o dia 15 de setembro. O evento ocorreu, no Núcleo de Educação Continuada – NEC da SME Assis, com 42 participantes.

Para saber mais sobre o Consórcio e seus projetos acesse www.civap.com.br.